O teste do Pezinho é um exame laboratoril simples que tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e ou infecciosas que poderão causar lesões irreversíveis no bebê, como por exempl retardo mental. A maioria das doenças pesquisadas podem ser tratadas como sucesso desde que diagnosticadas antes mesmo de manifestar os primeiros sintomas. O exame ficou popularmente conhecido como 'tes do pezinho' por ser realizado através da análise de amostras de sanque coletadas através do calcanhar do bebê. O perído do bebê e vai até o 30° dia. Algumas doenças que o teste do Pezinho pode detectar precocemente:
Fenilcetonúria: Distúrbio genético no quel um dos aminoácidos presentes no leite pode prejudicar a saúde do bebê causando retardo mental grave.
Hipotireoidismo Congênita: Distúrio no metabolismo que pode levar à desidratação aguda e na menina, a masculinização dos órgãos genitais.
Fibrose Cística: Doença genética que causa problemas respiratórios e gastrointestinais crônicos.
Toxoplasmose Congênita: Infecção adquirida pela gestante que, se transmitida ao feto, pode causar microcefalia, lesões oculares entre outros.
Hemoglobinopatias: As hemoglobinopatias são doenças causadas por anormalidades na estrutura molecular ou na produção da hemoglobina 'S'. Crianças com hemoglobina anormal são altamente suscetíveis à anemia e infecções.